Grupo Makários
TUDO SOBRE O GRUPO
A palavra 'Makários' tem origem no grego e significa 'Bem Aventurados'
- Esse nome foi sugerido pelo grande amigo Dom João Bosco Oliver de Faria -


MAKÁRIOS – A PRIMEIRA FASE
Como tudo começou
O Grupo Makários nasceu em 1988 na cidade de Ouro Fino, com Antônio Luis, Luis Antônio e Gilson. Atuando nos trabalhos paroquiais, cantando em corais, animando encontros e missas, os três ingressavam no trabalho mais concreto de música cristã. Participando também de festivais em Minas e São Paulo o grupo começa a compor suas próprias canções.

CD VIDA
O Cd Vida é uma síntese do trabalho do Makários nos anos anteriores à sua gravação. Nele estão músicas que participaram de vários festivais como ACREDITAR, que venceu em 97 os festivais de Cruzeiro - SP, Varginha - MG e Formiga – MG. Deste CD participaram: Martin Valverde, cantor e compositor mexicano, com sua música QUANDO EU ENVELHECER e Eugênio Jorge, do Grupo Mensagem Brasil.
MAKÁRIOS – A SEGUNDA FASE
Nova Formação e Novas Músicas
A partir de 1999 o Makários entra numa nova fase. Integram-se ao grupo: Geraldo Jr.(violão e voz), Túlio (teclados), Mário (baixo) e Claudinho (bateria e percussão).

O grupo cresce também na diversidade de ritmos. As novas composições trazem características cada vez mais mineiras e brasileiras. Influenciam o grupo, músicos da MPB como Chico Buarque, Milton Nascimento, Tom Jobim, Toquinho e grupos como Boca Livre, 14 Bis, Roupa Nova e outros. As experiências musicais dos novos integrantes dão novo sabor ao trabalho musical do Makários e isso pode ser percebido em MEU CANTO MINEIRO, O MAIOR TESOURO, ESSA TAL FELICIDADE, MEU GRANDE COMPANHEIRO, CANTO DE PAZ, e outras músicas do grupo.

Projeto “Novo CD”
O grupo lançou seu segundo cd, o primeiro com a nova formação. Foi gravado em dois dias de estúdio, em ritmo de ensaio, com a banda toda gravando ao mesmo tempo (cd demo gravado ao vivo), buscando mostrar não só o trabalho de composição, mas também de execução do grupo

As canções gravadas são :
- O Maior Tesouro
- No Colo de Deus
- Um Canto de Paz
- Mãe Companheira
- Meu Grande Companheiro
- Sublime Refeição
- Essa Tal Felicidade
- Inquietude
- Tempo para Amar
- Sua Chegada
- Meu Canto Mineiro
- Um Grande Amor
- O Senhor é Meu Pastor
A formação atual do grupo é:

Geraldo Jr. - Violão e voz

Jeremias - Contrabaixo

Túlio - Teclados

Leandro - Bateria e voz

Gilson - Violão e voz

Luís - Voz

Tony - Designer e Voz
Outros trabalhos do Grupo
O cd Louvor Eterno foi idealizado e realizado por Pe. Vanildo de Paiva e Gilson e foi o marco do centenário da Arquidiocese de Pouso Alegre, reunindo vários grupos e cantores da arquidiocese de Pouso Alegre. O Cd contém musicas de Gilson e Geraldo Jr., entre outros.

Geraldo Jr. lançou seu cd solo: “Sol Vermelho” que traz música brasileira da melhor qualidade
Parceria com Zé Martins - In Memorian

A partir de 2001, com a mudança de residência de Belo Horizonte para Pouso Alegre do cantor Zé Martins, o Grupo Makários começou a fazer diversos shows e trabalhos ao seu lado, por todo o Brasil.

Em 2003 alguns integrantes do Grupo Makários gravaram, juntamente com Cantores de Deus, Trio Ir ao Povo e Pe. Zezinho scj, o cd Ele Me Ungiu, do próprio Pe. Zezinho.
Projeto de Formação Musical
No início de 2002, o grupo lançou um projeto que tentava levar vida através da música, às crianças e aos jovens de um bairro onde o tráfico de drogas e a criminalidade, são fatores comuns e diários. Cerca de quarenta crianças, jovens e adultos aprenderam canto e tinham aulas de violão com o grupo Makários. Este trabalho foi acompanhado por Pe. Mário Borghi, que desenvolve trabalho junto à comunidade e dirige o “Amor Exigente” de Pouso Alegre.
Divulgação pela Rede Vida e TV Século XXI
Mesmo desenvolvendo um trabalho musical independente, o Grupo Makários vêm tendo grande apoio e divulgação da Associação do Senhor Jesus através de sua programação. Várias participações já ocorridas no “Louvemos o Senhor”, também no programa “Mulher.com” e em várias edições do programa “Palavras que não Passam” do Pe. Zezinho, scj.
